Project


Aprendendo Inglês através dos ambientes virtuais:
  Interagindo eu aprendo mais!
O ensino de uma língua estrangeira não se efetiva somente ao giz e a lousa ou até mesmo a um livro didático. Hoje, a escola se tornou um lugar desinteressante aos alunos, encontram mil e um motivos para faltar à aula e quando vão, perturbam os colegas e o professor o tempo todo. O mesmo acontece no que se refere a disciplina de Língua inglesa. Na opinião de alguns nem deveria existir. Para que essa idéia seja desmistificada, e o ensino da língua tornar se significativo, foram realizadas varias leituras sobre o ensino de Inglês e as novas tecnologias. Por fim, o uso de blogs foi o que mais chamou a atenção, um ambiente virtual que possibilita o desenvolvimento das habilidades escritas, orais, auditivas e de constante leitura dos registros feitos pelos próprios alunos.
Há três anos venho analisando meus alunos do Instituto Wilson Camargo e pesquisando como eu poderia tornar meu trabalho ainda mais significativo para estes discentes. Após diversas leituras para minha dissertação de Mestrado para a Universidade Del Norte - PY para a Conclusão do Curso em Ciências da Educação, pude refletir sobre a minha própria abordagem de ensino Almeida Filho (2010) e compará-la a abordagem sugerida pelo autor realinhando a minha prática pedagógica no sentido de criar possibilidades de instigar a aprendizagem do meu aluno segundo Behrens (2000 p. 72). Nesse primeiro momento percebi que as aulas de inglês poderiam ser muito mais atrativas. No decorrer das leituras sobre o Ensino e Formação de professores de Língua Inglesa, decidi que somente músicas e de vez em quando um filme e algumas questões sobre a letras o enredo, gramática e leituras fragmentadas não era o suficiente para desenvolver as quatro habilidades da Língua e tornar o ensino significativo. Ao ler Moran (2000, pag. 18) afirma que “O conhecimento não é fragmentado, mas interdependente, interligado, intersensorial.” Ele necessita ser explorado, ser exposto, através dos recursos multimídicos os tornando mais livre, pessoais, subjetivos, estimulando a leitura que os levara a passar pela medição sensorial, emocional e racional.
 O uso de blogs para mediar o ensino da Língua e ainda o momento em que os alunos pesquisam assuntos de seu interesse e os postam, claro que os temas são sugeridos e discutidos previamente, é perceptível que a cada semana os blogs são atualizados, em media, de três a quatro postagens e que os assuntos chamam atenção não só dos adolescente mas também de toda a comunidade escolar.
A ação do projeto iniciou com a criação do Blog moderador, English is Fun após a criação, os alunos dos oitavos e nonos anos foram levados ao laboratório para uma palestra sobre o que e um blog?  Como fazer um blog? Como tornar seu blog interessante e atualizado na rede. Após, a explanação foi o momento de criação dos blogs. Como a escola não tem computadores o suficiente para cada aluno, cada turma foi subdividida em grupos de quatro alunos. Blogs abertos, iniciou-se as atividades.
As turmas de sexto e sétimos anos também participam do projeto, porém, somente utilizando o blog como ferramenta de pesquisa e resolução de atividades, através de leitura, escrita, através de comentários dos posts habilidade auditiva através dos cartoons, videos sobre os temas trabalhados em aula.
O projeto foi iniciado no mês de Fevereiro, e encerra no mês de Junho, até o presente momento a dificuldade encontrada foi por incrível que pareça fazer com que os alunos usem a internet como fonte de pesquisa para descobrir novas culturas, de se comunicar síncrona e assincronamente. Porém, pode-se perceber que professor e aluno além  do espaço presencial, tem outro ambiente de encontro e visibilizacao virtual, que abrange o aumento dos laços afetivos e intelectuais entre os envolvidos.
Participe você também do projeto divulgando o Blog e postando seus comentários sobre as atividades. Aprimore seu conhecimento sobre a língua e cultura Norte- americana acessando o site www.easy-easy-english.blogspot.com.

Professora Maria Helena Ferrari.